sábado, 28 de setembro de 2013

Livro x Filme - O Lado Bom da Vida


O livro conta a vida de Pat Peoples, um divorciado com mais de 30 anos recém saído de uma instituição psiquiátrica - "o lugar ruim". Ele acredita fielmente em finais felizes e faz tudo o que pensa que agradaria Nikki, sua ex-esposa para poder se reconciliar com ela e enfim terminar o "tempo separados".

A história é narrada pelo próprio Pat, como um diário onde ele conta a vida dele ("o filme da minha vida"). Não lembra o que fez para ser internado, sempre surta quando ouve Kenny G tocar e seu pai se quer olha para ele. Em um jantar na casa do amigo Ronnie conhece a cunhada dele, Tiffany, que também tem problemas psiquiátricos. Com o tempo e insistência da mãe, do psiquiatra e da própria Tiff, tornam-se amigos. Ela acaba tendo um papel importante na recuperação de Pat. 

Com 8 indicações ao oscar e um vítória (melhor atriz), o filme com Bradley Cooper e Jennifer Lawrence  diverge do livro em vários aspectos. O pai de Pat tenta ter uma relação amigável com ele e é viciado em apostas. Não focam muito nos jogos de futebol americano, só o necessário, o que me agradou bastante porque não entendo nada sobre o esporte! Tiffany também age de uma maneira diferente, fala mais, se aproxima mais rápido de Pat. Mas a maior alteração que fizeram está na reação de Pat quando ele descobre o que Tiff fez (não vou escrever sobre o que ela fez porque é spoiler).

O lado bom do livro é poder acompanhar e perceber as situações inusitadas da vida de Pat através de seu ponto de vista diferente, um pouco perturbado e por isso divertido, sempre buscando o final feliz de tudo. Acho que o filme, apesar das diferenças, conseguiu capitar a essência do livro. E tenho que confessar que gostei mais da adaptação do cinema. rs 



Aqui em baixo está o trailer do filme.



Qual dos dois vocês gostaram mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...