quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Resenha - A Arma Escarlate

Autor: Renata Ventura
Editora: Novo Século
Adicione: SKOOB
Essa resenha eu demorei mais a fazer porque foi um pouco complicado assimilar meus sentimentos com relação ao livro. Vou explicar!

O livro é baseado na história de Harry Potter da incrível J. K. Rowling. Na verdade as duas histórias acontecem em paralelo. A autora brasileira se perguntou: Como seria uma escola de bruxaria no Brasil? E assim começou a dar vida aos bruxos brasileiros.

Entre eles há nosso personagem principal Idá Aláàfin, que nasceu de dois Azêmolas (também conhecidos como mequetrefes ou trouxas) e cresceu na favela Santa Marta. Aos 13 anos, no meio de um tiroteio, recebe uma carta revelando que ele é um bruxo e a partir daí descobre um novo mundo.

“Sr. Idá Aláàfin Abiodum
Mui respeitosamente, venho convidá-lo a se unir ao corpo discente da excelentíssima escola bruxaria Notre Dame do Korkovado. (...)” *

Mas não se preocupem o livro não é uma cópia de Harry Potter (estava com medo que fosse antes de começar a ler). A Arma Escarlate consegue ser original apesar de ser baseado em uma fantasia já criada e que já está fixada em nossas mentes.  Renata Ventura traz uma escola de bruxaria nos padrões brasileiros, com a nossa cultura e folclore.

Hugo Escarlate – novo nome de Idá – é o oposto daqueles personagens bonzinhos que pensam sempre nos outros antes de si mesmo. Ele é teimoso, irresponsável e não aceita levar aforo pra casa. Mesmo assim ele faz amizade com os pixies (os personagens mais legais!). E com a ajuda deles consegue resolver muitos de seus problemas. Como por exemplo, lidar com o chefe do tráfico do morro Dona Marta que ameaça ele e sua mãe constantemente.

Entretanto, as soluções para os problemas só aparecem depois de ele fazer muita besteira, muita mesmo! É tanta burrada que acabei ficando com raiva dele em certo momento da história. E gostei disso (depois)! Ficar com raiva do principal é algo diferente do que estou acostumada.

Uma das coisas que gostei muito foram as sutis referências aos acontecimentos no Reino Unido, como a morte de Dumbledore, Voldemort tentando dominar a Europa, até sobre a própria J.K. Rowling.

Para os fãs de Harry Potter aconselho se desligar um pouco da narrativa da britânica; o livro da Renata também é uma aventura e também tem mistério, porém em um ritmo diferente. Comecei a ler esperando a mesma cadência da Rowling, para só depois perceber que a autora criou um ritmo próprio na narrativa. E isso não é ruim, apenas diferente!

Por último, parabenizo a Renata Ventura por seu incrível talento e coragem, por se aventurar nessa literatura que muitos de nós amamos! Particularmente, achei a ideia genial! 

Trecho do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...