terça-feira, 22 de julho de 2014

Resenha: A outra volta do parafuso


Titulo: A outra volta do parafuso
Autor: Henry James
Editora: Abril coleções
Assunto: Terror psicológico
Ano: 2010/ Original: 1889
Páginas: 177
Adicione: SKOOB
Sinopse: A primeira cena de A outra volta do parafuso narra uma reunião de amigos, que se divertem contando histórias de horror numa velha casa em Londres. Um deles, Douglas, diz conhecer a mais terrível de todas as histórias de fantasmas, e esclarece que ela lhe foi confiada por uma amiga, a narradora e protagonista dos fatos. Essa amiga é uma jovem professora que aceita se mudar para a propriedade de Bly, nos arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças. Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a jovem seja a governanta da casa. Ao chegar à propriedade, ela logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa. Mais de cem anos depois de sua publicação, A outra volta do parafuso continua apaixonando uma legião de leitores que são aprisionados pelo enredo fantasmagórico do livro. 

Resenha: Mudando um pouco os gêneros literários, hoje vou fazer a resenha pra vocês de um livro clássico.  Um clássico do terror muaaaaaahaha. A outra volta do parafuso é um livro de Henry James, escrito em 1889 e é uma das obras primas do autor, que teve até um telefilme em 1959 e muitos outros filmes inspirados nele como por exemplo Os inocentes e Os Outros com Nicole Kidman.

Essa capa da foto é a edição que eu tenho que é muito bonita. É da Abril coleções que possui vários clássicos, eu adoro essa edição. O livro é bem curtinho tenho apenas 177 páginas.
Vamos lá.

O livro começa de um forma bem clichê no gênero de terror. Crianças contando histórias de horror em volta de uma lareira. Douglas, que é o personagem que narra a história, inicia falando que essa vai ser a história de terror mais monstruosa que já ouviram na vida. Desse modo entra já na história do livro que começa a ser narrada por uma personagem feminina. Ela está numa entrevista de emprego e logo de cara já percebemos que ela se encanta pelo patrão e dessa forma ela já aceita o emprego proposto. O emprego é numa cidadezinha da Inglaterra chamada Bly, no qual ela teria que cuidar dos sobrinhos dele. Ela seria a governanta da casa, pra cuidar deles de forma que não o incomode e não o chame em hipótese alguma. Chegando lá ela se depara com uma mansão vitoriana, muito grande, bonita e muito bem cuidada, na qual é recebida pela Mrs Grose, que é muito hospitaleira e é como se fosse a governanta geral, mas a personagem principal fica um pouco com pé atrás com essa gentileza toda, esse desespero. Lá ela conhece Flora, uma das crianças e se dá bem logo de cara com a menininha, mas ela fica sabendo que Miles, que é o irmão da Flora, ainda vai chegar de férias, está no colégio interno. Da mesma forma ela se dá muito bem com as crianças, mas ela fica o tempo todo se indagando sobre a sua felicidade, se ela merecia tudo aquilo, enfim.

Depois de uns dias, chega à mansão uma carta da escola, avisando que o Miles foi expulso, alegando que ele ameaça a integridade das outras crianças. Nesse momento a protagonista fica apavorada com essa notícia, fica bem abalada e nem questionou o menino do que possa ter acontecido. Isso me irritou bastante no livro, pois ela não fez nada. Acho que é uma característica da época, não sei e não entendi direito porque ela não perguntou o que aconteceu.

Assim seguem a vida normal, até que um dia ela está no jardim e olha pra janela ao longe e vê uma aparição, a imagem de um homem na janela. Desse modo ela leva um susto, ela procura, dá a volta mas não encontra ninguém. Assim ela vai e questiona a Mrs Grose, sobre quem poderia ser e a governanta diz que não tem mais nenhum empregado na casa. Outro dia ela está no lago, ela vê uma visão de uma mulher , uma imagem mais forte, do outro lado da margem, uma mulher muito feia, e percebe que Flora esta olhando na mesma direção, mas não faz nada, não exibe nenhuma reação. Então ela fica muito apavorada e Mrs Grose diz a mesma coisa. Depois de um tempo que as aparições começam a ser mais constantes ela fica obcecada em proteger as crianças .

Bom, aí fica o questionamento na nossa cabeça também se é real ou não, dá um pouco de medo. Todas as falas do personagem também tem duplo sentido e mistério. Não posso falar mais coisas senão é spoiler.
O livro é muito bom, nada é explícito,  o leitor fica em dúvida o tempo todo até chegar ao final e o escritor deixa várias margens pra interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...